1)
A
NECESSIDADE DE PERDÃO
A) PRECISAMOS DE PERDÃO
Todos precisamos de perdão porque
todos somos pecadores. Em Rom. 3:23 e v. 12 diz: “Todos pecaram e destituídos estão da
glória de Deus; todos
se extraviaram e se fizeram inúteis”. Em Ecl. 7:20 diz: “não há Homem justo sobre a Terra, que
faça o bem, e nunca peque". No Sal. 51:5 diz: "em pecado me concebeu minha
mãe". Assim, todos somos pecadores por natureza. Entretanto,
ninguém será condenado porque é pecador por natureza.
Mas serão condenados todos
os que rejeitarem a salvação que Deus oferece pelo sacrifício de Jesus. Pecado
é toda atitude, pensamento ou obra contrária à vontade de Deus.
B) PRECISAMOS DE PERDÃO
Todos precisamos de perdão porque
nada podemos fazer para nos livrar dos nossos pecados. No Sal. 49:6-9 diz: "ninguém pode dar a Deus o
resgate de sua alma". Em Mat. 20:28 diz: "que Jesus veio dar a sua vida em
resgate de muitos". 1a Ped. 1:18-19 confirma: “o resgate é o sacrifício de Jesus
através do seu sangue”.
Em Marcos 10:26-27 está
escrito: "para os
Homens é impossível a salvação, mas para Deus tudo é possível".
Pelo perdão, Deus apaga os nossos pecados.
C) PRECISAMOS DE PERDÃO
Todos precisamos de perdão para
podermos ser salvos e ter uma vida de comunhão com Deus. Porque Deus é
Santo e não pode tolerar pecado. Isaias 59:1-2 diz: "nossos pecados fazem divisão entre nós e o nosso
Deus". Em Efésios 2:8-9 diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e
isto não vem de vós; é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se
glorie". Atos 3:19 está escrito: "arrependei-vos e convertei-vos para que cinjam
apagados os vossos pecados". Assim, todos temos necessidade de
perdão. Todos somos pecadores e sem perdão não há salvação.
2) COMO OCORRE O PERDÃO
O perdão só existe em Deus,
e por Deus nos é concedido para que perdoemos. O perdão é o meio divino de
tornar nulos os nossos pecados. Deus quer a nossa participação.
Necessitamos perdoar a quem nos ofendeu, e experimentar o verdadeiro
arrependimento, que significa reconhecer que somos pecadores, que erramos,
envolvendo ainda um esforço para abandonarmos o pecado (Prov. 28:13). Só assim
seremos perdoados.
A) PRIMEIRA E SEGUNDA DIREÇÃO
DO PERDÃO
O pecado atua contra o nosso
próximo e contra Deus. Também o perdão funciona assim: precisamos perdoar os
outros e pedir o perdão de Deus, para eles e para nós. Há quem diga: eu o
perdôo, mas não esqueço. Na verdade só Deus tem a capacidade de não lembrar
mais de nossos pecados. No entanto, devemos pedir a Deus que nos liberte de
tal maneira, que a lembrança de pecados passados não nos cause nenhum mal.
Ao vermos o nosso antigo
desafeto, deve-mos pedir a Deus misericórdia, amor e perdão em favor dele.
Jesus disse: amai até os vossos inimigos.
Em Mat. 18:21-22 recomenda
perdoar até setenta vezes sete, isto quer dizer perdoar sempre. É assim que
Deus quer que nós façamos e então Ele fará conosco assim também. Peçamos a Deus
poder para perdoar, porque o não perdoar faz maior mal a quem precisa dar o
perdão, do que a quem precisa recebê-lo. Atente: a Palavra de Deus é poderosa
para curar toda raiz de amargura e todas as feridas da alma, desde a nossa
consciência até a inconsciência (Heb. 4:12; 12:15; Tiago 1:21; Sal. 19:7).
Aprendamos a liberar o perdão para os outros e a abençoá-los, e estaremos
liberando as bênçãos de Deus sobre nós Mat. 18:32-35. O texto de Mar.
11:25-26 nos fala das duas direções do perdão. Deus quer que perdoemos
os outros para Ele nos perdoar também.
B) A TERCEIRA DIREÇÃO DO PERDÃO
O pecado atua contra nós
mesmos. A terceira direção do perdão é perdoarmos a nós mesmos. Há
pessoas que sofreram traumas ou se envolveram em pecados tão grosseiros e
perversos que, mesmo depois de crerem em Jesus, serem perdoadas e salvas, ainda
vivem oprimidas pela lembrança das coisas passadas. Elas não conseguem perdoar
a si mesmas. Das três direções do perdão, a mais difícil é perdoar a nós
mesmos.
Mas vejamos o que diz a
Bíblia em 2a Cor. 5:17: "Assim
que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram;
eis que tudo se fez novo". Em Isaias 1:18; 43:25; Heb.
8:12; 10:17 está escrito: “Dos
teuspecados não me lembrarei mais. Mesmo que sejam vermelhos como o carmesim,
se tornarão brancos como a lã”. Se Deus já os perdoou e deles não
se lembra mais, por que vamos nós ainda nos lembrar e carregar o peso deles?
Atentemos: Deus quer que cada um de nós perdoe a si mesmo. Em 1a
João 1:7 diz: “O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o
pecado”.Em 1a João 3:20 diz: “Se
o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração”.
Em João 8:32 e v. 36 diz: “E
conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".Se você já
nasceu de novo, tem certeza do perdão e da salvação, rejeite todo pensamento
acusatório dos pecados passados, repreenda e expulse em nome do Senhor Jesus,
porque isso vem do maligno.
3) A NECESSIDADE DE JUSTIFICAÇÃO
Quando pela fé cremos em
Jesus e fomos salvos, isto foi o bastante para Deus justificar-nos,
imputando-nos a justiça de Cristo. A justificação é uma providência tomada
por Deus de nos declarar justificados em Cristo Jesus para todo o sempre. A
justificação não exige a nossa participação como no perdão. Deus a faz sozinho
pela nossa fé em Cristo Jesus; e nós, no princípio, nem tínhamos consciência
disto. A justificação promove em nós uma mudança de posição. Nós éramos
pecadores, filhos da ira e condenados. Agora, passamos à posição de filhos de
Deus, irmãos mais novos de Jesus e cidadãos dos Céus (João 1:11-12; Fil.
3:20-21).
A justificação é uma das
mais importantes doutrinas da salvação, pois sem ela não haveria salvação.
Tanto o arrependimento como a fé, o perdão e a regeneração conduzem à
justificação. O perdão apaga os pecados, mas não pode desfazer o mal que eles
causaram. Por isso, Deus tem a justificação para cobrir todos esses males. A
justificação é uma necessidade para que o crente tenha certeza absoluta de que
está salvo, seguro, aceito por Deus e para criar uma relação de Pai para filho
e filho para Pai entre o crente e Deus. A salvação e a justificação são só
pela graça mediante a fé e só por Jesus (Rom. 3:20 e v. 28; 11:6;
Ef. 2:8-9).
4) PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DA JUSTIFICAÇÃO
Jesus foi feito para nós, lá
na cruz, justiça de Deus (1a Cor. 1:30). Esta é a primeira
característica da justificação: Jesus conquistou a justificação para nós na
cruz do Calvário.
Cristo vestiu-se de nossos
pecados na cruz para que nós pudéssemos vestir a Sua justiça.
Deus, o Justíssimo, declara que pode justificar o Homem injusto sem praticar
injustiça e o tornar justo para todo o sempre.
Deus não faz o Homem justo
para declará-lo justificado, mas o declara justificado pelo sacrifício de Jesus
(Rom. 5:1). “Quem intentará
acusação contra nós? É Deus quem nos justifica” (Rom. 8:33).
Nenhum juiz da Terra pode
justificar o injusto sem praticar injustiça. Mas Deus pode conservar-se justo,
ao mesmo tempo que justifica os injustos que crêem, e que somos nós, pois todo o
nosso castigo e culpa foram lançados por Deus sobre Jesus. Em Rom. 3:25-26
diz que “Deus é justo e
justificadordaquele que tem fé em Jesus”. A lei condena, a graça
justifica. A lei diz: pague tudo. Já a graça diz: tudo está pago.
5) SEGUNDA CARACTERÍSTICA DA JUSTIFICAÇÃO
A justificação é o selo
máximo que nos garante a salvação para toda a eternidade. É um dom de Deus. Mas
esse dom tem que ser aceito. Nós o aceitamos quando cremos em Cristo e então
nos apropriamos dele pela fé. Esta é a segunda característica da justificação: A
justificação nos é imputada por Deus. Justificação significa muito mais do
que ser absolvido. Deus nos trata como se nunca tivéssemos pecado. “Imputar significa levar à conta de
alguém as conseqüências do ato de outrem”.
As conseqüências dos nossos
pecados foram levadas à conta de Cristo na cruz do Calvário (Isaias 53:4-6), e
as conseqüências da obediência de Cristo foram levadas à conta do crente
dando--lhe a justificação. Logo, recebemos a justificação que nos é comunicada
na regeneração. Tudo acontece pela fé em Cristo, em Seu sacrifício, em Sua
Palavra, em Suas promessas e em Sua salvação. A fé, por assim dizer, é a mão
que recebe tudo o que Deus oferece. Na justificação não ocorre em nós nenhuma
transformação.
A transformação interna
espiritual que se segue em nós chama-se regeneração e é operada pelo Espírito
Santo. O Cristo que é por nós torna--se então Cristo em nós. A justificação
é pelo sangue de Jesus e por Sua graça. Portanto, um ato divino. A nossa fé em
Cristo nos é imputada como justiça. A justificação nos é concedida quando
somos salvos ao aceitarmos Cristo pela fé. O estudo abundante da Bíblia e a
oração produzirão em nós quebrantamento e certeza absoluta do perdão e justificação
(Rom. 3:22, v. 24 e v. 28; Rom. 4:4-8; Rom. 5:1-2 e v. 9).
6) APELO
Se alguém ainda não nasceu
de novo e não tem certeza da salvação, arrependa-se e creia pela fé que os seus
pecados crucificaram Jesus. Creia que Cristo já recebeu na cruz o castigo que
você merecia, e receba hoje pela fé o perdão e a salvação (Rom. 3:20 e v. 28;
Efésios 2:8-9; Isaias 53:4-6).
CONCLUSÃO
O perdão só existe em Deus e
nos é concedido para perdoarmos sempre os outros e pedir que Deus também os
perdoe. Pedir o perdão para nós e perdoar a nós mesmos, pois o sangue de Jesus
Cristo nos purifica de todo o pecado.
Todos nós tínhamos
necessidade de justificação. Jesus a conquistou na cruz do Calvário. Quando
pela fé cremos em Cristo, Deus nos perdoa e declara que estamos salvos e
justificados para todo o sempre, imputando-nos a justiça de Cristo. Que Deus o
(a) abençoe. Amém.
Leia a Bíblia. Comece pelo
Novo Testamento e depois o Antigo.
Reestude em casa este
assunto lendo todos os textos, responda às perguntas da folha de respostas e
receba muitas bênçãos.
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